Questões Comentadas
1.FEPESE- Prefeitura de Balneário Camboriú- 2023
Assinale a alternativa que corresponde corretamente à definição de um ato inseguro.
a) Ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente.
b) Acidente cuja caracterização depende de existir acidentado.
c) Acidente desencadeador de um ou mais acidentes.
d) Coisa, substância ou ambiente que, sendo inerente à condição ambiente de insegurança, tenha provocado o acidente.
e) Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente.
RESOLUÇÃO:
Lembra do nosso esquema?
A definição de cada um é muito explorado pelas bancas!! Não deixe de gravar bem!!!!!
O ato inseguro é uma ação ou comportamento realizado por uma pessoa que, direta ou indiretamente, pode levar a um acidente ou incidente.
RESPOSTA: A
2.UNICENTRO- Universidade Estadual do Centro-Oeste- 2023
Internet: <http://campanhasegurancadotrabalho.blogspot.com>.
Considerando a charge acima, assinale a alternativa correta no que se refere a acidentes de trabalho.
a) A empresa não é responsável pela adoção e pelo uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.
b) Constitui contravenção penal, punível com a obrigação de prestação de serviços comunitários, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.
c) É equiparado a acidente de trabalho o acidente ocorrido fora do local e do horário de trabalho caso o empregado esteja em viagem a serviço da empresa ou para fins de estudo, para capacitação de mão de obra, financiada pela empresa.
d) A lesão por esforço repetitivo (LER) não é considerada como um acidente de trabalho.
e) Doenças profissionais e(ou) ocupacionais não se equiparam a acidentes de trabalho.
RESOLUÇÃO:
a) (ERRADA) A empresa é sim responsável por garantir a adoção e o uso de medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, conforme previsto nas normas de segurança e saúde no trabalho.
b) (ERRADA) O não cumprimento das normas de segurança e higiene do trabalho são puníveis com a aplicação de multas
Infração penal: O descumprimento das normas de segurança no trabalho, mesmo sem que haja qualquer resultado lesivo ou risco iminente ao trabalhador, configura uma infração penal, de acordo com o Artigo 19, §2º da Lei 8.213/91.
Crime de perigo: Quando o descumprimento das normas de segurança no trabalho resulta em risco ou perigo à vida ou à saúde do trabalhador, caracteriza-se um crime de perigo, conforme o Artigo 132 do Código Penal.
Lesão corporal: Caso o descumprimento das normas de segurança no trabalho resulte em dano físico ou lesão corporal ao trabalhador, configura-se o crime de lesão corporal, de acordo com o Artigo 129, §6º do Código Penal.
Homicídio: Se o descumprimento das normas de segurança no trabalho resulta na morte do trabalhador, caracteriza-se o crime de homicídio, conforme o Artigo 121 do Código Penal.
c) (CERTA) O acidente ocorrido fora do local e horário de trabalho pode ser equiparado a acidente de trabalho se o empregado estiver em viagem a serviço da empresa ou para fins de estudo, capacitação, financiada ou autorizada pela empresa.
d)(ERRADA) A lesão por esforço repetitivo (LER) é considerada uma doença ocupacional e, portanto, é equiparada a um acidente de trabalho quando for decorrente das atividades laborais.
e) (ERRADA) As doenças profissionais e/ou ocupacionais são equiparadas a acidentes de trabalho, ou seja, são consideradas acidentes de trabalho quando relacionadas às atividades laborais e provocadas pelas condições de trabalho.
RESPOSTA: C
3.Objetiva Concursos- Prefeitura de Ponte Alta – 2023
Prevenção é a melhor saída quando se fala em acidentes de trabalho. Nesse sentido, são formas de prevenir acidentes de trabalho:
I. Usar os equipamentos de proteção individual.
II. Manter o ambiente limpo e organizado.
III. Sinalizar as áreas de risco.
Estão CORRETOS:
a) Todos os itens.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I e III.
d) Somente os itens II e III.
RESOLUÇÃO:
I.(CERTA) Essa medida é essencial para proteger os trabalhadores de riscos específicos em suas atividades, garantindo a segurança individual em situações de exposição a agentes nocivos.
II.(CERTA) Ambientes de trabalho limpos e organizados proporcionam melhores condições de segurança, reduzindo o risco de acidentes relacionados a tropeços, quedas e obstruções.
III.(CERTA) A sinalização adequada é fundamental para alertar os trabalhadores sobre áreas perigosas, indicando medidas preventivas e garantindo a adoção de comportamentos seguros.
RESPOSTA: A
4.INQC- COMDEP- 2023
A comunicação de acidente de trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional. Sendo assim, o INSS permite o registro da CAT de forma online, desde que preenchidos todos os campos obrigatórios. Para quaisquer casos de acidente de trabalho, deverão ser emitidas as quatro vias sendo que:
a) 1ª via ao MS; 2ª via somente ao segurado; 3ª via ao sindicato de classe do trabalhador e 4ª via à empresa
b) 1ª via ao INSS; 2ª via ao segurado ou dependente; 3ª via ao sindicato de classe do trabalhador e 4ª via à empresa
c) 1ª via ao CLT; 2ª via ao segurado ou dependente; 3ª via ao sindicato de classe do trabalhador e 4ª via à empresa
d) 1ª via ao IPRF; 2ª via ao segurado ou dependente; 3ª via ao sindicato de classe do trabalhador e 4ª via à empresa
RESOLUÇÃO:
A Instrução Normativa nº45 estabelece que a CAT deve ser emitida em 4 vias :
RESPOSTA: B
5.FEPESE- Prefeitura de Balneário Camboriú – 2023
Assinale a alternativa que corresponde a uma espécie de acidente impessoal.
a) Um trabalhador colidiu com uma coluna.
b) O estivador realizou um esforço excessivo para erguer uma caixa.
c) O eletricista tomou um choque elétrico.
d) A faxineira queimou a mão no ferro quente.
e) Um galpão foi atingido por um raio.
RESOLUÇÃO:
Acidente impessoal é um acidente cuja caracterização não depende da existência de um acidentado, ou seja, não pode ser diretamente associado à lesão pessoal.
a) (ERRADO) Esse acidente envolve ação direta de uma pessoa (o trabalhador), portanto, não é impessoal.
b) (ERRADO) Esse acidente também envolve ação direta de uma pessoa (o estivador), portanto, não é impessoal.
c) (ERRADO) Nesse caso, o choque elétrico é resultado da interação com a eletricidade.
d) (ERRADO) Esse acidente envolve ação direta de uma pessoa (a faxineira), portanto, não é impessoal.
e) (CERTO) Nesse caso, o acidente é impessoal, pois o raio atinge o galpão sem ação direta de uma pessoa.
RESPOSTA: E
6.CETAP- FSCMP- 2023
Qual o prazo estabelecido por lei para a emissão da Comunicação do Acidente do Trabalho (CAT)?
a) Vinte e quatro horas após a ocorrência do acidente de trabalho.
b) Até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, dê imediato.
c) Imediatamente após o acidente, independente de ter havido morte ou não.
d) Em até 48 horas.
e) Em até 5 dias úteis
RESOLUÇÃO:
Em casos de acidente de trabalho, a empresa tem até o primeiro dia útil seguinte à ocorrência para emitir a CAT. No caso de acidente fatal, a comunicação deve ser feita imediatamente.
RESPOSTA: B
7.CESPE/CEBRASPE- Prefeitura de São Cristóvão- 2023
Equipara-se ao acidente do trabalho, o acidente
a) de qualquer natureza que, necessariamente, haja contribuído diretamente para a morte do segurado ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação.
b) ligado ao trabalho que, embora não tenha sido incapacitante, haja contribuído diretamente para a redução da capacidade de produção, mesmo não tendo acionado a manutenção corretiva.
c) ligado ao trabalho que haja contribuído indiretamente para a ampliação ou redução da capacidade para o trabalho, desde que exija atenção cirúrgica para a recuperação do trabalhador.
d) ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a redução ou perda da capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação.
RESOLUÇÃO:
a) (ERRADA) Um acidente de trabalho é uma ocorrência imprevista e indesejável, seja instantânea ou não, que está relacionada com o exercício das atividades laborais e resulta ou pode resultar em lesão pessoal. NÃO necessariamente tenha contribuído diretamente para a morte do segurado.
b) (ERRADA) A redução da capacidade de produção não é suficiente para que um acidente seja equiparado ao acidente do trabalho. Acidente de trabalho é o evento que ocorre no exercício do trabalho ou a serviço da empresa, que cause lesão corporal ou perturbação funcional, resultando em incapacidade para o trabalho, temporária ou permanente, ou até mesmo a morte do trabalhador.
c) (ERRADA) Acidente de trabalho é todo acontecimento ou incidente que ocorre durante o exercício do trabalho ou a serviço da empresa, resultando em LESÃO CORPORAL, DOENÇA OCUPACIONAL OU MORTE DO TRABALHADOR. Isso independe de ATENÇÃO CIRÚRGICA
d) (CERTA) Mesmo que o acidente não tenha sido a causa única da lesão ou incapacidade, se tiver contribuído diretamente para a redução ou perda da capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica, será considerado como acidente do trabalho.
RESPOSTA: D
8.CETAP- Hospital Ophir Loyola – 2023
Conforme dados do INSS, no ano de 2021, os agentes causadores de acidentes de trabalho, mais frequentemente citados nas notificações, foram: motocicleta (29%), agente químico (17%), máquinas e equipamentos (17%), agente biológico (8%), além de outros agentes. Assinale a alternativa correta sobre este tema.
a) O acidente com motocicletas obteve o maior percentual; sendo este um acidente de trajeto que por meio da promulgação da Lei n.º 8.213/1991 é equiparado com acidentes de trabalho.
b) Os agentes biológicos apresentam 4 classes de risco, conforme a NR 32. O nível 1 é de baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença; o nível 4 representa risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade.
c) Máquinas e equipamentos apresentaram o segundo maior percentual de agentes causadores de acidentes (17%), podendo ser caracterizados ainda como agentes físicos, conforme definido na NR 09.
d) A NR 15 apresenta os anexos que regulamentam os limites de tolerância para os agentes físicos, químicos e biológicos. Na ausência de limites de tolerância previstos nesta NR, devem ser utilizados como referência para medidas de prevenção aqueles previstos pela American Conference of Governmental Industrial Higyenists – ACGIH.
e) A NR 9 tratava dos agentes ambientais (químicos e biológicos), com enfoque ao PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais . Após a última atualização, a referida norma estabeleceu critérios para avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos.
RESOLUÇÃO:
a) (ERRADA) O acidente com motocicletas será considerado um acidente de trajeto quando ocorrer no trajeto casa-trabalho ou trabalho-casa.
B) (ERRADA) A Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): Inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. A Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade (ALTA), em especial por via respiratória, ou de transmissão desconhecida. Esse tipo de risco não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por eles. Além disso , causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com ALTA capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente.
C) (CERTA) Máquinas e equipamentos foram responsáveis por 17% dos agentes causadores de acidentes de trabalho. Porém, para ser caracterizados como agentes físicos, é necessário que veículos, máquinas, equipamentos e ferramentas, produzam vibrações ou ruídos, conforme definido na NR 09.
D) (ERRADA) A NR 15, na verdade, estabelece os limites de tolerância para agentes físicos e químicos. Porém, alguns agentes físicos e químicos não têm limite de tolerância. Para agentes biológicos não há limite de tolerância.
E) (ERRADA)A NR 9 não trata mais do PPRA. Ela foca na avaliação dos riscos ambientais, incluindo o PGR. Os agentes são: físicos, químicos e biológicos.
RESPOSTA: C
9.FUNDATEC-IFC- 2023
De acordo com a teoria sobre os fatores humanos, analise a seguinte assertiva: São atitudes de exposição ao risco de acidente de trabalho adotadas pelos trabalhadores de forma consciente ou não. Essa é a definição de qual termo?
a) Condições inseguras.
b) Atos inseguros.
c) Sabotagem.
d) Fatores cognitivos.
e) Defeitos humanos.
RESOLUÇÃO:
Os atos inseguros são comportamentos inadequados, adotados pelos trabalhadores de forma consciente ou não, que os expõem a riscos de acidentes de trabalho. São ações que desviam das práticas seguras estabelecidas, colocando em perigo a integridade física do trabalhador e de outros ao seu redor. Esses atos podem ser evitados por meio de treinamento, conscientização e adoção de boas práticas de segurança no ambiente de trabalho.
RESPOSTA: B
10.FUNDATEC-PROCERGS- 2023
Sobre acidentes de trabalho, é INCORRETO afirmar que podem:
a) Ocorrer quando um equipamento está sendo usado de forma incorreta.
b) Ser sofridos no trajeto para o trabalho.
c) Acontecer de forma individual ou coletiva.
d) Não receber suporte da empresa.
e) Ocasionar danos físicos e socioeconômicos.
RESOLUÇÃO:
a) (CERTA) Acidentes de trabalho podem ocorrer quando os trabalhadores utilizam equipamentos de forma incorreta, negligente ou sem o devido treinamento. O uso inadequado de máquinas, ferramentas e equipamentos pode aumentar os riscos de acidentes e lesões no ambiente de trabalho.
b) (CERTA) Os acidentes de trajeto ocorrem durante o deslocamento do trabalhador entre sua residência e o local de trabalho. Esses acidentes também são considerados acidentes de trabalho e estão protegidos pela legislação trabalhista e previdenciária.
c) (CERTA) Os acidentes de trabalho podem ocorrer tanto de forma individual, envolvendo um único trabalhador, como de forma coletiva, afetando vários trabalhadores ao mesmo tempo. Por exemplo, um acidente em uma fábrica que resulta em uma explosão pode afetar múltiplos funcionários ao mesmo tempo.
d) (ERRADA) As empresas são obrigadas a fornecer suporte aos trabalhadores em caso de acidentes de trabalho. O suporte pode incluir assistência médica, afastamento remunerado, reabilitação profissional, entre outros benefícios.
e) (CERTA) Os acidentes de trabalho podem causar danos físicos aos trabalhadores, como lesões, fraturas, queimaduras, entre outros. Além disso, também podem acarretar danos socioeconômicos, como afastamento do trabalho, impacto na qualidade de vida do trabalhador e de sua família, e custos para a empresa e a sociedade em geral.
RESPOSTA: D
11.CESPE-Petrobrás- 2023
Considerando as definições no campo da segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.
Considere-se que um motociclista empregado de supermercado tenha se incapacitado para o trabalho devido a colisão ocorrida no itinerário de entrega de produtos entre a loja e a casa do cliente. Essa situação hipotética configura acidente do trabalho, do tipo acidente de trajeto.
RESOLUÇÃO:
A situação hipotética não configura um acidente do tipo acidente de trajeto (ou acidente in itinere). Os acidentes de trajeto são aqueles que ocorrem durante o percurso entre a residência e o local de trabalho, ou vice-versa. No caso descrito, o motociclista empregado de supermercado teve um acidente de trabalho.
RESPOSTA: ERRADO
12.MS CONCURSOS-Prefeitura de Patrocínio- 2023
A estatística de acidentes é definida pela NBR 14280:2001, da ABNT, como “números relativos à ocorrência de acidentes,… devidamente classificados”. Sobre as estatísticas de acidentes, assinale a alternativa correta.
a) Os métodos estatísticos devem ter uso restrito nos estudos de Higiene e Segurança do Trabalho, pois podem mascarar e comprometer a Gestão da Segurança e Saúde do Trabalhador, no planejamento e controle das condições de segurança do trabalho.
b) Para mensurar as estatísticas são usados indicadores para comparar situações em diferentes locais e atividades, bem como para avaliar a eficácia de intervenções necessárias para melhorias das condições de trabalho. Dentre os indicadores deve-se evitar aqueles propostos pela Organização Internacional do Trabalho – OIT.
c) As estatísticas oficiais de acidentes registrados no Brasil são elaboradas pela Dataprev, órgão do Ministério da Previdência e Assistência Social. As estatísticas são elaboradas a partir do CAT enviado ao INSS.
d) As estatísticas oficiais de acidentes registrados no Brasil, são restritas à atuação no segmento de atuação comercial.
RESOLUÇÃO:
a) (ERRADO) Os métodos estatísticos têm um papel fundamental nos estudos de Higiene e Segurança do Trabalho, pois fornecem dados essenciais para o planejamento, controle e avaliação das condições de segurança no trabalho. No entanto, é importante utilizar os métodos estatísticos de forma adequada e criteriosa, pois podem haver limitações e desafios na interpretação dos resultados. Por isso, é necessário ter cuidado para não mascarar ou comprometer a gestão da segurança e saúde do trabalhador, garantindo que as análises sejam sólidas e relevantes.
b) (ERRADA) A mensuração das estatísticas de acidentes é uma prática importante para avaliar a eficácia das medidas de segurança implementadas e identificar áreas de risco. Os indicadores são ferramentas valiosas para comparar diferentes situações de trabalho e monitorar a evolução dos índices de acidentes. Dentre os indicadores deve-se SEGUIR aqueles propostos pela Organização Internacional do Trabalho – OIT.
c) (CERTA)O órgão responsável pela elaboração e divulgação dessas estatísticas é a Dataprev, que processa os dados contidos na CAT enviada ao INSS. Essas estatísticas são essenciais para o monitoramento e aperfeiçoamento das políticas de segurança no trabalho no país.
d) (ERRADA) As estatísticas de acidentes registrados no Brasil não são restritas a um segmento específico, como o comercial. Elas abrangem todas as áreas de atuação, incluindo setores industriais, de serviços, construção civil, entre outros. A coleta e análise dessas estatísticas são importantes para entender a incidência e gravidade dos acidentes em diferentes setores e, assim, implementar medidas preventivas e corretivas de forma mais eficiente.
RESPOSTA: C
13.FEPESE-Prefeitura de Balneário Camboriú- 2023
Em relação à Segurança e a Saúde no Trabalho, para fins previdenciários e legais para caracterização de doenças ligadas ao trabalho, é necessário o estabelecimento da relação causal ou do nexo causal entre um determinado evento de saúde – dano ou doença – individual ou coletivo, e uma dada condição de trabalho.
Este nexo causal liga o efeito à causa, com comprovação de que houve dano efetivo motivado por qualquer ação do trabalhador em seu ambiente:
a) de trabalho e/ou trajeto de casa para o trabalho.
b) de trabalho exceto aqueles resultantes de negligência.
c) de trabalho exceto aqueles resultantes de imprudência.
d) de trabalho exceto aqueles resultantes de imperícia.
e) de trabalho exclusivamente.
RESOLUÇÃO:
O estabelecimento do nexo causal entre o evento de saúde (dano ou doença) e a condição de trabalho é necessário para caracterizar uma doença ligada ao trabalho. Esse nexo causal pode ser estabelecido quando há comprovação de que houve um dano efetivo motivado por qualquer ação do trabalhador em seu ambiente de trabalho ou no trajeto entre sua casa e o local de trabalho.
RESPOSTA: A
14.FEPESE- Prefeitura de Balneário Camboriú – 2023
Para a análise de acidentes de trabalho é necessário o conhecimento de diferentes conceitos.
Associe os itens da coluna 1 com as definições apresentadas na coluna 2
Coluna 1 Itens
1. Acidente pessoal
2. Fonte da lesão
3. Agente do acidente
4. Acidente inicial
Coluna 2 Definição
( ) Acidente impessoal desencadeador de um ou mais acidentes.
( ) Coisa, substância, energia ou movimento do corpo que diretamente provocou a lesão.
( ) Coisa, substância ou ambiente que, sendo inerente à condição ambiente de insegurança, tenha provocado o acidente.
( ) Acidente cuja caracterização depende de existir acidentado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) 1 • 2 • 3 • 4
b) 2 • 4 • 1 • 3
c) 3 • 4 • 1 • 2
d) 4 • 2 • 1 • 3
e) 4 • 2 • 3 • 1
RESOLUÇÃO:
(4)Acidente inicial: Refere-se ao acidente impessoal que desencadeia um ou mais acidentes subsequentes.
(2) fonte da lesão: Coisa, substância, energia ou movimento do corpo que diretamente provocou a lesão.
(3) Agente do acidente: Coisa, substância ou ambiente que, sendo inerente à condição ambiente de insegurança, tenha provocado o acidente.
(1) Acidente pessoal: Diz respeito a um acidente que depende da existência de um acidentado, ou seja, está diretamente relacionado à lesão pessoal.
RESPOSTA: E
15. INSTITUTO CONSULPLAN-MPE MG- 2023
As quedas de altura representam cerca de 40% do total de acidentes de trabalho por ano no Brasil. O número é de estudo feito junto a dados do antigo Ministério do Trabalho e da Revista Proteção, e divulgado pelo site Apoio Engenharia. A construção civil lidera essa lista entre os setores. Conforme o levantamento, 65% das quedas de altura ocorrem na construção civil. Somente 35% acontecem em outros setores da economia. Ainda, de acordo com o levantamento, dos 65% de casos de queda na construção civil, 74% terminam em mortes e apenas 26% dos trabalhadores que sofrem este tipo de acidente sobrevive. A grande maioria fica com algum tipo de sequela. Outro número levantado mostra que em 80% dos casos, as quedas ocorrem pelo não uso de equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs. Os 20% restantes dizem respeito a falhas nos mesmos equipamentos.
(Disponível em: https://sintricomb.com.br/estudo-mostra-que-40-dosacidentes-de-trabalho-no-brasil-sao-por-queda-de-altura/. Acesso em: 29/11/2022.)
Tem-se que uma empresa do ramo da construção civil registrou seis acidentes por queda, todos com afastamento, no período de 02 de janeiro a 30 dezembro de 2021. Considerando que as horas-homem trabalhadas permaneceram constantes ao longo dos anos e apresentam valor de, aproximadamente, 100.000 horas/mês, a taxa de frequência de acidentes anual reportada (considerando que apenas ocorreram acidentes devido a quedas), no período de doze meses do ano 2021, foi de:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 5
RESOLUÇÃO:
Para calcular a taxa de frequência de acidentes, utilizamos a seguinte fórmula:
As horas-homem trabalhadas são 100.000 horas/mês, e como estamos calculando para o período de 12 meses, temos: 100.000 horas/mês x 12 meses = 1.200.000 horas.
RESPOSTA: D
16.INQC-COMDEP- 2023
Em uma determinada empresa, no período de 12 meses ocorreram 20 acidentes de trabalho. Desses acidentes, 5 foram com lesão com afastamento e 15 com lesão sem afastamento. Sabendo-se que essa empresa trabalhou dois milhões de homens-horas nesse período, a taxa de frequência de acidentes com lesão com afastamento foi de:
a) 1,00
b) 2,50
c) 5,00
d) 10,0
RESOLUÇÃO:
Para calcular a taxa de frequência de acidentes com lesão com afastamento, utilizamos a fórmula:
O número de acidentes com lesão com afastamento é 5. As horas-homem trabalhadas são 2.000.000 de homens-horas.
RESPOSTA: B
17.CETAP-FSCMP- 2023
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de acidente de trajeto de acordo com a legislação vigente.
a) É o acidente que acontece no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.
b) É o acidente que acontece no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela sendo que o meio de transporte utilizado tem de ser exclusivamente aquele fornecido pelo empregador.
c) É o acidente que acontece no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, contanto que o meio de transporte não pertença ao trabalhador.
d) É o acidente que acontece apenas no percurso da residência para o local de trabalho, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.
e) É o acidente que acontece apenas no percurso do local de trabalho para a residência, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado
RESOLUÇÃO:
O conceito de acidente de trajeto de acordo com a legislação vigente é: o acidente que acontece no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.
RESPOSTA: A
18.Objetiva Concursos-Prefeitura de Feliz- 2023
Grande parte dos acidentes de trabalho ocorre devido ao fator humano. Nesse sentido, são considerados comportamentos de risco no trabalho, EXCETO:
a) Falta de atenção.
b) Cooperação entre colegas.
c) Ritmo acelerado de trabalho.
d) Excesso de confiança.
RESOLUÇÃO:
A cooperação entre colegas não é considerada um comportamento de risco no trabalho. Pelo contrário, a cooperação é geralmente vista como uma atitude positiva que contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Os demais comportamentos listados (falta de atenção, ritmo acelerado de trabalho e excesso de confiança) podem ser considerados comportamentos de risco, pois podem aumentar a probabilidade de ocorrência de acidentes.
RESPOSTA: B
19.CETAP- Hospital Ophir Loyola – 2023
Sobre o registro da CAT, assinale a alternativa correta.
a) O empregador deve informar o acidente de trabalho ou de trajeto, bem como as doenças ocupacionais ao INSS, até o segundo dia útil. Nos casos de acidentes fatais, a comunicação deve ser imediata.
b) A doença degenerativa deve ser registrada na CAT, uma vez que configura doença ocupacional.
c) Caso a empresa não cumpra com a obrigação de registrar o acidente, podem fazer o registro: o próprio trabalhador, dependentes do empregado, entidades sindicais, médicos e autoridades públicas.
d) A não notificação do acidente de trabalho pode ser considerada crime, dependendo das circunstâncias do acidente.
e) A CAT deve ser registrada no site da previdência social, porém, excepcionalmente nos casos de acidentes fatais, posteriormente, a empresa precisa se dirigir ao INSS.
RESOLUÇÃO:
a)(ERRADA) Segundo a legislação brasileira, o empregador tem a obrigação de comunicar o acidente de trabalho ou de trajeto, bem como as doenças ocupacionais, ao INSS, até o PRIMEIRO dia útil após o acidente ou diagnóstico da doença. Em casos de acidentes fatais, a comunicação deve ser feita imediatamente.
b)(ERRADA) As doenças degenerativas NÃO configuram doenças ocupacionais. Não são consideradas como doença do trabalho: a doença degenerativa e a inerente a grupo etário.
c)(CERTA) Caso a empresa não cumpra com a obrigação de registrar o acidente, outras pessoas ou entidades podem realizar o registro da CAT, como o próprio trabalhador, seus dependentes, entidades sindicais, médicos que o assistiram ou autoridades públicas.
d) (ERRADA) A não notificação do acidente de trabalho não é considerada crime. A omissão na comunicação do acidente de trabalho ao INSS é uma infração administrativa, sujeita a penalidades previstas na legislação trabalhista e previdenciária, como multas aplicadas à empresa.
e) (ERRADA) A CAT deve ser registrada no site da previdência social, mas em todos os casos, incluindo acidentes fatais, não é necessário que a empresa se dirija ao INSS posteriormente. A comunicação do acidente ao INSS deve ser realizada por meio da CAT, e o registro online é suficiente para cumprir com essa obrigação.
RESPOSTA: C
20.IBADE-CIMCERO- 2023
Condições inseguras dizem respeito às falhas no ambiente de trabalho que geram impactos na segurança, podendo ocasionar um acidente, como por exemplo:
a) desenvolver as funções em ritmo intenso e acelerado.
b) baixa iluminação no local de trabalho.
c) não utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI’s).
d) deixar de ter atenção ao executar as atividades.
RESOLUÇÃO:
Condições inseguras são falhas ou deficiências no ambiente de trabalho que podem gerar impactos na segurança e ocasionar acidentes. A baixa iluminação no local de trabalho é um exemplo de condição insegura, pois pode dificultar a visibilidade e aumentar o risco de ocorrência de acidentes. As demais alternativas (a, c, d) referem-se a comportamentos de risco dos trabalhadores, que são chamados de atos inseguros, e não se enquadram na definição de condições inseguras.
RESPOSTA: B
21.IBFC-Prefeitura de Cuiabá- 2023
A Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT é um documento emitido para reconhecer um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional. Sobre a questão, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Acidentes de trabalho sem afastamento dispensam a elaboração da CAT.
( ) Acidentes de trabalho com morte dispensam a elaboração da CAT.
( ) A previdência deve ser informada sobre acidentes do trabalho até o primeiro dia útil após a ocorrência.
( ) A CAT deve ser preenchida formalmente pelo empregador, sendo este o responsável pelo seu encaminhamento ao INSS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V – V – V – V
b) F – V – F – V
c) F – F – V – F
d) V – F – F – F
RESOLUÇÃO:
(FALSO) Acidentes de trabalho sem afastamento também devem ter a CAT elaborada e comunicada ao INSS. A CAT é necessária para o registro e reconhecimento do acidente, independentemente do afastamento.
(FALSO) Acidentes de trabalho com morte exigem a elaboração da CAT para o devido registro e reconhecimento.
(VERDADEIRO) A comunicação do acidente de trabalho deve ser feita até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
(FALSO) A responsabilidade pelo preenchimento e encaminhamento da CAT é do empregador. A CAT deve ser preenchida por meio ELETRÔNICO, no site da previdência. A CAT pode ser preenchida e encaminhada por diferentes pessoas ou entidades, dependendo do tipo de segurado e da situação específica do acidente de trabalho:
I – No caso de segurado empregado, a empresa empregadora é responsável pelo preenchimento e encaminhamento da CAT.
II – Para o segurado especial, o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical da categoria, o médico assistente ou qualquer autoridade pública podem preencher e encaminhar a CAT.
III – No caso do trabalhador avulso, a empresa tomadora de serviço é responsável pelo preenchimento e encaminhamento da CAT. Na falta dela, o sindicato da categoria ou o órgão gestor de mão-de-obra podem assumir essa responsabilidade.
IV – No caso de segurado desempregado, nas situações em que a doença profissional ou do trabalho manifestou-se ou foi diagnosticada após a demissão, as pessoas ou entidades constantes do § 1º do art. 359 são responsáveis pelo preenchimento e encaminhamento da CAT.
RESPOSTA: C
22.FEPESE- Prefeitura de Videira- 2023
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.
Assinale a alternativa correta sobre a CAT
a) A CAT de comunicação de óbito só pode ser emitida após o registro da CAT inicial.
b) Em acidentes com casos de morte, a CAT pode realizada no máximo em até 3 dias úteis.
c) São consideradas CAT de reabertura as situações de afastamento inferiores a 15 dias consecutivos.
d) O registro da CAT pode ser feito apenas de maneira presencial nas agências do INSS, onde o trabalhador passa por exame de perícia.
e) A CAT é opcional nos casos de acidentes que não resultem em afastamentos das atividades do trabalhador.
RESOLUÇÃO:
a) (CERTO) A CAT de comunicação de óbito SÓ PODE ser emitida após o registro da CAT inicial. A CAT de comunicação de óbito é utilizada para informar o falecimento do trabalhador decorrente de acidente de trabalho ou doença ocupacional e deve ser emitida após a CAT inicial ter sido registrada.
b) (ERRADO) Em casos de acidentes de trabalho com morte, a CAT deve ser emitida imediatamente após o ocorrido, ou seja, não há um prazo de até 3 dias úteis para realizar a comunicação. A notificação do acidente com morte deve ser feita de forma imediata.
c) (ERRADA) As CATs de reabertura são utilizadas quando ocorre um agravamento do acidente ou da doença ocupacional que já havia sido notificada anteriormente.
d) (ERRADO) O registro da CAT pode ser feito presencialmente ou de forma eletrônica através do sistema disponibilizado pelo INSS.
e) (ERRADO) A CAT não é opcional em nenhum caso de acidente de trabalho, independentemente de resultar em afastamento ou não. É obrigação legal do empregador o preenchimento e encaminhamento da CAT notificar os acidentes de trabalho, mesmo que não haja afastamento do trabalhador.
RESPOSTA: A
23.VUNESP-Prefeitura de Peruíbe- 2023
Ao calcular as Taxas de Frequência e de Gravidade de um determinado período, o Técnico de Segurança contava com as seguintes informações: o número de acidentes corresponde a um quinto da Taxa de Frequência; o Tempo Computado em dias perdidos é igual a 20. Utilizando esses dados, o Técnico concluiu que a Taxa de Gravidade do período estudado é igual a
a) 250.
b) 100.
c) 25,0.
d) 10.
e) 4,00.
RESOLUÇÃO:
O enunciado nos informa que o Tempo Computado em dias perdidos é igual a 20. No entanto, não temos informação sobre o número de horas-homens que é essencial para calcular a taxa de gravidade.
O número de acidentes corresponde a um quinto da Taxa de Frequência, ou seja, se representarmos a Taxa de Frequência por “F”, temos que o número de acidentes é igual a F/5.
Para calcular a Taxa de Gravidade, é necessário utilizar a fórmula:
RESPOSTA: B
24.VUNESP- Prefeitura de Peruíbe- 2023
A Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT está regulamentada no âmbito previdenciário da Segurança e Saúde do Trabalhador, sendo correto afirmar, à luz da legislação vigente, que
a) se trata de fonte essencial de informação para definição da alíquota a ser recolhida junto à Previdência Social pela empresa, de maneira que não é mais necessária para os acidentes de trajeto.
b) no caso de se tratar de doença diagnosticada de maneira endêmica, de causalidade incontroversa, os exames laboratoriais positivos para a doença são suficientes para a reconhecimento do agravo como doença do trabalho e consequente emissão da CAT.
c) na falta de comunicação por parte da empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes casos o prazo previsto no regulamento.
d) a falta de comunicação por parte da empresa, suprida pelo próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não exime a empresa de responsabilidade pela falta do cumprimento do disposto na lei.
e) a Comunicação de reabertura, provocada por agravamento da lesão que ensejou a CAT inicial, deverá ser acompanhada de relatório médico ou cópia dos últimos três Atestados de Saúde Ocupacional emitidos pela organização.
RESOLUÇÃO:
A) (ERRADA) A CAT não está relacionada ao cálculo da alíquota a ser recolhida pela empresa junto à Previdência Social. Sua finalidade é notificar e registrar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e acidentes de trajeto.
B) (ERRADA) A doença endêmica é caracterizada como uma enfermidade típica de determinadas regiões do país. Essa doença persiste em um território específico ou em algumas de suas áreas, sendo dependente de causas locais e ocorrendo habitualmente em determinada população ou região. Ela não é considerada como acidente de trabalho.É necessário que a perícia médica avalie todos os elementos e evidências relevantes para essa conclusão.
C) (CORRETO) Caso a empresa não realize a comunicação do acidente de trabalho, a CAT pode ser formalizada pelo próprio trabalhador acidentado, seus dependentes, entidade sindical, médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública. O prazo previsto no regulamento não é determinante nessas situações.
D) (ERRADO) A falta de comunicação por parte da empresa é uma infração administrativa e pode acarretar penalidades para a empresa, mas não exime a responsabilidade da empresa pela ocorrência do acidente de trabalho ou doença ocupacional.
E) (ERRADO) A Comunicação de Reabertura não requer necessariamente o envio de relatório médico ou cópia dos últimos Atestados de Saúde Ocupacional emitidos pela organização. A reabertura é necessária quando ocorre o agravamento da lesão inicialmente notificada na CAT.
RESPOSTA: C
25.INSTITUTO CONSULPAM-Prefeitura de Jacareí- 2022
Sobre Acidentes de Trabalho, analise os itens a seguir:
I- Doenças que provocam incapacidades laborativas, mesmo que sejam doenças degenerativas, são consideradas acidentes de trabalho.
II- Equipara-se ao acidente de trabalho o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, tenha contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação.
III- Não se equipara ao acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de pessoa privada do uso da razão.
De acordo com as assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas o item II está correto.
b) Apenas os itens I e III estão corretos.
c) Apenas os itens II e III estão corretos.
d) Apenas o item III está correto.
RESOLUÇÃO:
I- (ERRADO) As doenças degenerativas, que ocorrem de forma progressiva e natural ao longo do tempo, não são consideradas acidentes de trabalho, mesmo que resultem em incapacidades laborativas. Para ser considerada como doença ocupacional ou relacionada ao trabalho, a doença deve ter sido desencadeada ou agravada pelas atividades laborais.
II-(CERTO) Os acidentes ligados ao trabalho que contribuíram diretamente para a morte, para a redução ou perda da capacidade laborativa do trabalhador ou que tenham causado lesão que necessite de atenção médica são equiparados a acidentes do trabalho.
III-(ERRADO) Também são considerados acidente do trabalho:
RESPOSTA: A
26. IGEDUC- Prefeitura de Tupanatinga-2023
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deve ser emitida pela empresa do acidentado em até 48 (quarenta e oito) horas após o acidente. Em caso de morte, a CAT deve ser emitida imediatamente, e a morte comunicada à autoridade policial.
RESOLUÇÃO:
A CAT deve ser emitida pela empresa em até 1 dia útil após a ocorrência do acidente, independentemente de afastamento ou não. Em caso de morte, deve ser comunicada à autoridade policial imediatamente.
RESPOSTA: ERRADA
27-VUNESP-Prefeitura e Jaguariúna- 2023
Nos ambientes de trabalho, um expressivo número de acidentes do trabalho ocorre devido à existência de condições inseguras, tais como
a) ficar junto de equipamento em manobra.
b) descansar sob equipamento.
c) descumprimento de normas de segurança existentes.
d) pressa na realização das tarefas por razões próprias do trabalhador.
e) falta de qualificação profissional do trabalhador para executar a tarefa.
RESOLUÇÃO:
a) (ERRADA) Ficar junto de equipamento em manobra não é uma condição ambiente insegura, mas um ato inseguro, contrariando o preceito de segurança que pode levar a acidentes, pois fica próximo a equipamentos em movimento aumenta o risco de colisões, esmagamentos ou quedas.
b) (ERRADA) É um fator pessoal de insegurança, pois descansar ou permanecer em locais inadequados, como embaixo de equipamentos suspensos, representa um risco de acidente caso o equipamento se desloque ou caia.
C) (ERRADA) O descumprimento de normas e procedimentos de segurança estabelecidos pela empresa é ato inseguro que pode expor os trabalhadores a riscos desnecessários.
D) (ERRADA) Pressa na realização das tarefas por razões próprias do trabalhador: Essa também é um fator pessoal de insegurança, pois a pressa na realização das tarefas pode levar a descuidos e aumentar a probabilidade de acidentes.
E) (CERTA) A falta de qualificação para executar determinadas tarefas é uma condição insegura, pois pode aumentar os riscos de acidentes devido à falta de conhecimento ou habilidades necessárias.
RESPOSTA: E
28. FUNDATEC-IFC- 2023
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, definida pelo Governo Federal (Trabalho, Emprego e Previdência).
a) A empresa onde o empregado acidentado trabalha é obrigada a informar o acidente até o dia útil seguinte. Caso o acidente resulte em morte, a comunicação deve ser imediata.
b) A empresa onde trabalha a pessoa vítima do acidente de trabalho ou de trajeto, o próprio trabalhador ou seus dependentes, entidades sindicais, médico, autoridades públicas, podem registrar a CAT.
c) O registro da CAT é um serviço para o trabalhador(a) ou a empresa comunicar um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional, sendo um documento exclusivamente utilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
d) Atualmente, essa comunicação (CAT) é realizada totalmente pela internet, não havendo a necessidade do comparecimento presencial ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
e) A CAT deve ser impressa em 4 vias: entrega-se a 1ª via ao INSS, a 2ª via ao segurado ou dependente, a 3ª via ao sindicato da classe e a 4ª via para o empregador.
RESOLUÇÃO:
a) (CERTA) A empresa é obrigada a informar o acidente do trabalho até o primeiro dia útil seguinte à ocorrência. No caso de morte, a comunicação deve ser imediata.
b) (CERTA) Além da empresa, a própria pessoa acidentada, seus dependentes, entidades sindicais, médicos ou autoridades públicas têm o direito de registrar a CAT.
c) (ERRADA) A CAT não é exclusivamente utilizada pelo INSS. Embora a CAT seja encaminhada ao INSS, é um documento que deve ser preenchido e registrado pela empresa, ou em alguns casos, pelo próprio trabalhador ou seus representantes.
d) (CERTA) Atualmente, a comunicação de acidente do trabalho por meio da CAT pode ser realizada totalmente pela internet, e não é mais obrigatório o comparecimento presencial ao INSS para registrar a CAT.
e) (CERTA) A CAT deve ser impressa em 4 vias, e cada uma delas tem um destino específico: a 1ª via é entregue ao INSS, a 2ª via fica com o segurado ou dependente, a 3ª via é destinada ao sindicato da categoria, e a 4ª via fica com o empregador.
RESPOSTA: C
29.IDHTEC-Prefeitura de Vertentes –2023
Podemos conceituar o acidente de trabalho como sendo:
a) Aquilo que ocorre no exercício da função a serviço da empresa ou instituição, sendo este capaz de provocar lesões corporais ou perturbação funcional que gere apenas, perda ou diminuição, permanente ou temporária, da capacidade de trabalho.
b) Aquilo que ocorre no exercício da função a serviço da empresa ou instituição, sendo este capaz de provocar lesões corporais ou perturbação funcional que gere a morte, do trabalhador.
c) Aquilo que ocorre no exercício da função a serviço da empresa ou instituição, sendo este capaz de provocar lesões corporais ou perturbação funcional que gere a morte, perda ou diminuição, permanente ou temporária, da capacidade de trabalho.
d) Estão corretas apenas as alternativas: “a”; “b” e “e”.
e) Aquilo que ocorre no exercício da função a serviço da empresa ou instituição, sendo este capaz de provocar apenas lesões corporais ou perturbação funcional, perda ou diminuição, permanente ou temporária, da capacidade de trabalho.
RESOLUÇÃO:
a) (ERRADA) O acidente de trabalho pode resultar em lesões corporais, perturbação funcional ou até mesmo a morte do trabalhador. A ideia de “apenas” perda ou diminuição da capacidade de trabalho não abrange todas as possibilidades de um acidente do trabalho.
b) (ERRADA) A expressão “gerar a morte do trabalhador” não está correta. O acidente pode resultar em lesões corporais, perturbação funcional ou até mesmo a morte do trabalhador.
c) (CERTA) Ela abrange todas as possibilidades de consequências de um acidente de trabalho, incluindo lesões corporais, perturbação funcional, morte, perda ou diminuição permanente ou temporária da capacidade de trabalho.
e) (ERRADA) Novamente a palavra “apenas” limita as possibilidades de consequências de um acidente de trabalho, não abrangendo a morte do trabalhador.
RESPOSTA: C
30.IBFC-Prefeitura de Cuiabá- 2023
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A doença proveniente de contaminação acidental de pessoal de área médica, no exercício de sua atividade, não é considerado um acidente de trabalho.
( ) O acidente sofrido pelo empregado em viagem a serviço da empresa, seja qual for o meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do empregado, é considerado um acidente de trabalho.
( ) O acidente sofrido pelo empregado no local e no horário do trabalho, em consequência de ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o trabalho não é considerado um acidente de trabalho.
( ) O acidente que, ligado ao trabalho, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte, ou a perda ou redução da capacidade para o trabalho será considerado um acidente de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) F – V – V – V
b) F – V – F – V
c) F – F – F – F
d) V – F – V – F
RESOLUÇÃO:
(FALSA) Doenças provenientes de contaminação acidental de pessoal de área médica, no exercício de sua atividade, são consideradas acidentes do trabalho, desde que sejam relacionadas com as atividades laborais exercidas.
(VERDADEIRA) O acidente sofrido pelo empregado em viagem a serviço da empresa é considerado um acidente do trabalho, independentemente do meio de locomoção utilizado.
(FALSO) O acidente sofrido pelo empregado no local e no horário do trabalho, em consequência de ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o trabalho, é considerado um acidente do trabalho.
(VERDADEIRO) O acidente que, ligado ao trabalho, embora não tenha sido a causa única, tenha contribuído diretamente para a morte, ou a perda ou redução da capacidade para o trabalho, é considerado um acidente do trabalho.
RESPOSTA: B
31.VUNESP-Prefeitura- 2023
Identifique a alternativa correta, a CAT :
a) de acidente típico, de trajeto ou enfermidade relacionada ao trabalho, deverá ser feita em 5 vias, sendo encaminhada a 1a via ao INSS; 2a via ao segurado ou dependente; 3a via ao sindicato de classe do trabalhador; 4a via à empresa e 5a para a Delegacia Regional do Trabalho.
b) de reabertura será utilizada para casos de afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou de doença profissional ou do trabalho e, quando for de comunicação de óbito, será emitida exclusivamente para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, após o registro da CAT inicial.
c) poderá ser realizada presencialmente nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social apenas e exclusivamente quando as circunstâncias, nas quais ocorreu o acidente objeto de comunicação, teria impossibilitado o acesso, em tempo hábil, ao sítio virtual da autarquia na rede mundial de computadores.
d) relativa a acidente de trajeto deixou de ser obrigatória após esse tipo de acidente deixar de impactar a taxa de frequência de acidentes das empresas, podendo ser substituída por Declaração de Acidente de Trabalho – DAT emitida pelo médico responsável do estabelecimento ou qualquer autoridade pública que tenha atendido a vítima.
e) emitida por empresa ou por empregador doméstico deverá ser encaminhada à Delegacia Regional do Trabalho até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pelo Ministério do Trabalho.
Responder
RESOLUÇÃO:
a)(ERRADA) A CAT deve ser feita em 4 vias. As vias devem ser distribuídas da seguinte forma: 1ª via ao INSS, 2ª via ao segurado ou dependente, 3ª via ao sindicato de classe do trabalhador e 4ª via à empresa.
b) (CERTA) A CAT de reabertura é utilizada quando há afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou de doença profissional ou do trabalho. Já a CAT de comunicação de óbito é emitida exclusivamente para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, após o registro da CAT inicial.
c) (ERRADA) A comunicação de acidente de trabalho pode ser realizada de forma presencial nas agências do INSS ou por meio eletrônico, utilizando o sítio virtual da autarquia. A escolha do método de comunicação fica a critério do comunicante.
d) (ERRADA) A CAT de acidente de trajeto continua sendo obrigatória, e não foi substituída por Declaração de Acidente de Trabalho. A CAT de trajeto deve ser emitida para os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho ou vice-versa.
e) (ERRADA) A CAT emitida por empresa ou empregador doméstico deve ser encaminhada ao INSS, e não à Delegacia Regional do Trabalho.
RESPOSTA: B
32.VUNESP-Prefeitura – 2023
Ao final de um ano, o Técnico de Segurança do Trabalho apurou, no estabelecimento em que trabalha, os seguintes dados:
Taxa de Frequência = 40,00.
Número de Acidentes = 16.
Taxa de Gravidade = 80.
Pergunta-se: qual o número de Dias Perdidos por conta dos acidentes ocorridos nesse ano?
a) 4.
b) 8.
c) 16.
d) 32.
e) 64.
RESOLUÇÃO:
Veja que a banca não apresenta no enunciado as horas-homens trabalhadas. Mas, podemos fazer uso da Taxa de frequência para encontrar as HH.
Agora, fazendo uso da Taxa de gravidade podemos encontrar o tempo computado:
RESPOSTA: D
33. INQC-COMDEP- 2023
Em uma empresa, no período de 1 ano, ocorreram 30 acidentes de trabalho, sendo 10 acidentes com lesão com afastamento e 20 com lesão sem afastamento. A soma dos dias perdidos e debitados foi de 400 dias. Sabendo-se que essa empresa trabalhou 5 milhões de homens-horas, a taxa de gravidade dessa empresa nesse período foi de:
a) 60
b) 80
c) 100
d) 120
Responder
RESOLUÇÃO:
A questão é bem simples, basta apenas aplicar a fórmula da taxa de gravidade:
RESPOSTA: B
34. INQC- COMDEP –2023
Após a ocorrência de um acidente de trabalho, ele deve ser registrado e as vias de registro endereçadas conforme orientação do INSS.
A via a ser encaminhada ao sindicato de classe do trabalhador é a:
a) primeira
b) segunda
c) terceira
d) quarta
RESOLUÇÃO:
A CAT é um documento que tem o objetivo de proteger os direitos dos trabalhadores e garantir a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. Deve ser emitida em 4 vias:
RESPOSTA: C
35.INQC-COMDEP- 2023
Os acidentes do trabalho são classificados pela Previdência Social. Portanto, os acidentes ocasionados por qualquer tipo de doença profissional peculiar a determinado ramo de atividade ou de doença do trabalho, aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente é classificado de acidentes do tipo:
a) típicos
b) trajeto
c) atípicos
d) devidos à doença do trabalho
RESOLUÇÃO:
Os acidentes do tipo “devidos à doença do trabalho” são aqueles ocasionados por doenças profissionais ou do trabalho, ou seja, enfermidades que tenham relação direta com as condições especiais em que o trabalho é realizado. A doença do Trabalho é adquirida ou desencadeada em função das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. Já a doença profissional é o exercício do trabalho PECULIAR a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do trabalho e previdência social.
RESPOSTA: D
36.FEPESE-Prefeitura de Balneário Camboriú- 2023
Uma empresa com 500 funcionários apresenta suas horas de trabalho e de exposição ao risco conforme o quadro abaixo.
Considerando que em um determinado mês ocorreram 3 acidentes de trabalho e tendo o tempo computado resultante de 18 dias, assinale a alternativa que apresenta corretamente a taxa de gravidade do mês.
a) 120
b) 200
c) 360
d) 540
e) 600
RESOLUÇÃO:
Primeiro, vamos calcular as Horas-Homens trabalhadas em um mês. Para isso, vamos usar a tabela dada pela banca e multiplicar o número de funcionários pelas horas de trabalho. Veja como ficará a nossa Taxa de gravidade:
RESPOSTA: B
37.FUNDATEC-IFC- 2023
As causas de acidente de trabalho são as mais diversas, e são monitoradas com vistas a diminuir a ocorrência. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O ato inseguro é a maneira errada do trabalhador efetuar a atividade.
( ) A condição insegura se caracteriza pela utilização de equipamento com defeito ou sem dispositivo de segurança.
( ) O pessoal inseguro refere-se ao trabalhador que apresenta falta de conhecimento sobre a função ou problemas físicos.
( ) Documentação dos equipamentos não atualizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – V.
b) V – V – F – F.
c) V – V – V – F.
d) F – V – F – F.
e) F – F – V – V.
RESOLUÇÃO:
(VERDADEIRO) O ato inseguro refere-se a comportamentos inadequados ou imprudentes dos trabalhadores, que podem levar a acidentes. São ações que não seguem os procedimentos adequados de segurança, colocando o próprio trabalhador e outros em risco.
(VERDADEIRO) A condição insegura refere-se às falhas ou deficiências no ambiente de trabalho, como a falta de dispositivos de segurança nos equipamentos, máquinas defeituosas ou condições precárias nas instalações físicas.
(VERDADEIRO) O fator pessoal insegurança está relacionado às características individuais dos trabalhadores, desconhecimento das normas de segurança ou problemas de saúde que possam interferir na execução segura das atividades.
(FALSO) A documentação dos equipamentos é importante para garantir a segurança, mas não é classificada como uma causa direta de acidentes. A falta de atualização da documentação pode gerar problemas administrativos e legais, mas não está diretamente ligada aos acidentes de trabalho.
RESPOSTA: C
38.VUNESP-EPC PB- 2023
Ao elaborar um relatório, o Técnico de Segurança do Trabalho observou que não constava, entre os dados disponíveis, a Taxa de Gravidade. Viu, entretanto, que estavam acessíveis a Taxa de Frequência igual a 20,00; o número de acidentes igual a 10 e o Tempo Computado igual a 40. Dessa maneira, ele encontrou, para a Taxa de Gravidade, o valor de
a) 4.
b) 80.
c) 200.
d) 400.
e) 800.
RESOLUÇÃO:
Primeiramente vamos encontrar as Horas-Homens trabalhadas:
Agora, podemos calcular a Taxa de Gravidade:
RESPOSTA: B
39.CESPE/CEBRASPE-Prefeitura de São Cristóvão- 2023
Pode-se considerar como causa primária de acidente de trabalho
a) a falha na comunicação entre os trabalhadores.
b) a falta de motivação dos trabalhadores.
c) os problemas de ordem familiar.
d) os conflitos entre colegas de trabalho.
RESOLUÇÃO:
A causa primária de um acidente de trabalho é o fator raiz que está diretamente associado ao incidente. É o evento ou condição que, se corrigido ou evitado, pode prevenir o acidente de acontecer. Em muitos casos, a causa primária está relacionada a falhas nos sistemas de gestão de segurança, processos de trabalho inseguros, falta de treinamento adequado ou condições físicas perigosas no ambiente de trabalho.
a) (CERTA) A comunicação inadequada é uma causa comum de acidentes de trabalho. Isso pode envolver a falta de comunicação sobre riscos, instruções incompletas ou confusas, ausência de diálogo entre trabalhadores para coordenar ações seguras, entre outros problemas. Uma comunicação eficaz é essencial para garantir que todos os trabalhadores entendam os riscos envolvidos em suas atividades e sigam as práticas de segurança estabelecidas.
b) (ERRADA) Embora a falta de motivação possa levar a um ambiente de trabalho menos seguro, ela geralmente não é considerada a causa primária de acidentes de trabalho. A motivação dos trabalhadores pode influenciar seu comportamento, engajamento nas atividades de segurança e adesão a procedimentos, mas é importante lembrar que a segurança no trabalho é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e funcionários.
c) (ERRADA) Questões pessoais, incluindo problemas de ordem familiar, podem afetar a concentração e o bem-estar emocional dos trabalhadores, o que, em alguns casos, pode refletir na segurança do trabalho. No entanto, esses problemas também não são considerados a causa primária dos acidentes.
d) (ERRADA) Assim como problemas familiares, conflitos entre colegas de trabalho podem criar um ambiente de trabalho menos harmonioso, mas são a causa primária de acidentes de trabalho. Claro que situações de conflito devem ser abordadas para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.
RESPOSTA: A
40.FEPESE-Prefeitura de Videira- 2023
Analisando a estatística dos acidentes de trabalho de uma empresa, foi verificada a ocorrência de 8 acidentes de trabalho em um determinado período.
Considerando que os trabalhadores foram expostos a 20.000 horas ao risco, assinale a alternativa que apresenta a taxa de frequência referente ao período.
a) 800
b) 400
c) 250
d) 200
e) 160
RESOLUÇÃO:
O número de acidentes de trabalho é 8, conforme está no enunciado.
As horas de exposição ao risco são 20.000.
Substituindo esses valores na fórmula:
RESPOSTA: B
Questões Comentadas – Estudo de fatores causais em eventos ocupacionais adversos
- INÉDITA – 2024
Os fatores relacionados a ocorrência de eventos adversos podem ser classificados em latentes, subjacentes e imediatos. Os fatores imediatos geralmente envolvem gestão, planejamento ou organização.
Comentário:
Como vimos na aula, realmente os fatores relacionados a ocorrência de eventos adversos apresentam essa classificação. Porém, os imediatos têm relação, na realidade, com razões mais obvias, evidenciadas nas proximidades das consequências.
Gabarito: Errado
2. INÉDITA – 2024
Os incidentes são definidos como ocorrências que sem ter resultado em danos à saúde ou integridade física de pessoas, tinham potencial para causar tais agravos.
Comentário:
De forma geral, um incidente é considerado qualquer evento que possa ou não resultar em um acidente, ou que tenha potencial de causar danos à saúde ou integridade física de pessoas.
Gabarito: Certo
3.INÉDITA – 2024
Devem existir nas organizações protocolos mínimos para eventos adversos, dentre os quais, podemos classificar em:
a) Resposta emergencial;
b) Resposta primária;
c) Plano de emergência;
d)Plano de ação para eventos adversos
Comentário:
Devem existir nas organizações protocolos mínimos para eventos adversos, dentre os quais, podemos classificar em:
I – Resposta Emergencial;
II – Resposta secundária;
III – Obtenção preliminar de dados;
IV – Decisão do nível de análise.
Gabarito: alternativa “A”
4.INÉDITA – 2024
Durante a análise de eventos adversos existem as etapas de coleta de dados, análise das informações, identificação das medidas de controle e plano de ação.
Comentário:
Exatamente como está na nossa aula no esquema que disponibilizei para vocês
Gabarito: Certo
5.INÉDITA – 2024
Durante análise de eventos adversos é preciso coletar dados que evidenciem os fatores que contribuíram para o desencadeamento do evento. Para isso recomenda-se preservar o local e sempre que necessário, o trabalho deve ser paralisado e proibido o acesso de pessoas não autorizadas até que a equipe de análise chegue à cena do evento.
Comentário:
Vocês lembram das etapas?
Durante – Etapa 1 – Coleta de Dados
É preciso coletar dados que evidenciem os fatores que contribuíram para o desencadeamento do evento. Para isso é interessante registrar relatos, medições, fotos, permissões de trabalho, condições ambientais.
Recomenda-se:
· Preservar o local e sempre que necessário, o trabalho deve ser paralisado e proibido o acesso de pessoas não autorizadas até que a equipe de análise chegue à cena do evento.
· Não remover ou instalar materiais, equipamentos ou proteções após o evento adverso. Simulações ou fraudes podem levar a análises falsas e a repetição do acidente.
· Iniciar a análise no próprio local.
· Começar a coleta de dados o mais breve possível
· Esclarecer às pessoas os objetivos e etapas da análise, explicitando a importância da colaboração daqueles que tenham informações relacionadas ao evento.
· Descrever instalações, localização de máquinas e equipamentos, condições de iluminação, nível de ruído, etc.
· Se o acidente envolver máquinas ou equipamentos anotar tipo, modelo, proteções, forma de acionamento, de alimentação, registro das manutenções, etc.
· Descrever as tarefas e as atividades relacionadas ao evento adverso.
· Se pertinente descrever atividades próximas ou relacionadas – frequentemente acidentes envolvem atividades em interação.
· Não elaborar conclusões durante a coleta de dados, evitando emitir juízos e realizar interpretações precoces que possam configurar preconceitos prejudiciais à análise.
· Evitar advertir ou punir as pessoas em decorrência de fatos, relacionados ou não ao acidente, que revisitarem durante análise.
· Analisar jornada, descanso, ritmo e carga de trabalho em período considerado adequado para analisar o impacto da fadiga no evento.
Gabarito: Certo
Lista de Questões – Estudo de fatores causais em eventos ocupacionais adversos
1.INÉDITA – 2024
Os fatores relacionados a ocorrência de eventos adversos podem ser classificados em latentes, subjacentes e imediatos. Os fatores imediatos geralmente envolvem gestão, planejamento ou organização.
2. INÉDITA – 2024
Os incidentes são definidos como ocorrências que sem ter resultado em danos à saúde ou integridade física de pessoas, tinham potencial para causar tais agravos.
3.INÉDITA – 2024
Devem existir nas organizações protocolos mínimos para eventos adversos, dentre os quais, podemos classificar em:
a) Resposta emergencial;
b) Resposta primária;
c) Plano de emergência;
d)Plano de ação para eventos adversos
4.INÉDITA – 2024
Durante a análise de eventos adversos existem as etapas de coleta de dados, análise das informações, identificação das medidas de controle e plano de ação.
5.INÉDITA – 2024
Durante análise de eventos adversos é preciso coletar dados que evidenciem os fatores que contribuíram para o desencadeamento do evento. Para isso recomenda-se preservar o local e sempre que necessário, o trabalho deve ser paralisado e proibido o acesso de pessoas não autorizadas até que a equipe de análise chegue à cena do evento.
Gabarito – Estudo de fatores causais em eventos ocupacionais adversos
- Errado
- Certo
- A
- Certo
- Certo
Questões Comentadas – Acidentes ampliados, planificação de emergências e catástrofes
1.CEBRASPE – PETROBRÁS – 2023
Julgue os próximos itens, relacionados às brigadas de incêndio e ao plano de emergência e de auxílio mútuo. No plano de emergência devem-se considerar rotas de fuga
Comentário:
A Norma estabelece alguns requisitos para o Plano de Emergência, dentre os quais nos vimos:
a) tipo de ocupação, conforme estabelecido no Anexo A, por exemplo, residencial, comercial, industrial, educacional, etc.;
b) riscos específicos inerentes à ocupação;
c) construção, acabamento e revestimentos, por exemplo, alvenaria, concreto, metálico, madeira, parede construída sem argamassa (drywall) ou outros métodos construtivos;
d) dimensões da área total construída e de cada uma das edificações, altura de cada edificação, número de pavimentos, se há subsolos, garagens e outros detalhes, por exemplo, compartimentação vertical e/ou horizontal;
e) população fixa e/ou flutuante e suas características, por exemplo, crianças, idosos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, ou outras características;
f) característica de funcionamento, horários e turnos de trabalho, e os dias e horários fora do expediente;
g) acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida;
h) rotas de fuga e áreas de refúgio;
i) recursos humanos integrantes da equipe de emergência, por exemplo, brigada de emergências, bombeiros civis, grupos de apoio ou outros recursos humanos dedicados ao atendimento de emergências;
j) recursos materiais, sistemas e equipamentos existentes, por exemplo, extintores de incêndio, sistema de hidrantes, iluminação de emergência, escada para acesso à saída de emergência, portas corta-fogo, saídas de emergência, chuveiros automáticos, sistema de detecção e alarme de incêndio, sistema motogerador de incêndio ou outros sistemas e equipamentos;
k) localização e recursos externos, por exemplo, área urbana, área rural, características da vizinhança, distâncias de outras edificações e/ou riscos, tempo de resposta médio do corpo de bombeiros, do SAMU, defesa civil, policiais, remoção para os hospitais, existência de planos de auxílio mútuo ou outros recursos dedicados para atendimento de emergências.
Gabarito: Certo
2.CEBRASPE – PETROBRÁS – 2023
Julgue os próximos itens, relacionados às brigadas de incêndio e ao plano de emergência e de auxílio mútuo. O técnico de segurança do trabalho é o único profissional competente para elaboração do plano de emergência.
Comentário:
Não mesmo! O plano de emergência deve ser formalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar e liderado por um ou mais profissionais especializados. Essa equipe multidisciplinar deve ser composta por representantes das áreas envolvidas e/ou afetadas, incluindo saúde e segurança do trabalho, manutenção e outras áreas pertinentes, designados pelo responsável pelo plano de emergência da planta.
Gabarito: Errado
3.SELECON – AMAZUL – 2022
Segundo a Norma ABNT NBR 15219:2020 (Plano de emergência – Requisitos e procedimentos), a planta que possui carga de incêndio entre 1 500 e 2.500 MJ/m2 é considerada como de risco:
a) Baixo
b) Médio
c) Alto
d) Muito Alto
Comentário:
Como vimos para a elaboração do plano de emergência, que envolve, por exemplo, o dimensionamento das equipes e dos recursos materiais, a NBR 15219 classifica as edificações e áreas de risco com base na carga de incêndio, medida em Mega Joules por metro quadrado (MJ/m²).
Risco | Carga de Incêndio (MJ/m²) |
---|---|
Baixo | Menor que 300 |
Médio | Entre 300 e 1200 |
Alto | Maior que 1200 |
Gabarito: alternativa “c”
4.NC UFPR – ITAIPU – 2019
Considere os seguintes aspectos:
1. Localização (por exemplo: urbana, rural, características da vizinhança, distâncias de outras edificações e/ou riscos, distância da unidade do Corpo de Bombeiros, existência de Plano de Auxílio Mútuo – PAM).
2. Construção (por exemplo: alvenaria, concreto, metálica, madeira).
3. Ocupação (por exemplo: industrial, comercial, residencial, escolar).
4. População (por exemplo: fixa, flutuante, características, cultura).
5. Característica de funcionamento (horários e turnos de trabalho e os dias e horários fora do expediente).
O plano de emergência contra incêndio deve ser elaborado por escrito por profissional habilitado, levandose em conta os seguintes aspectos da ABNT NBR 15219:
a) 1 e 4 apenas;
b) 2 e 4 apenas;
c) 1, 3, e 5 apenas;;
d) 2, 3 e 5 apenas;
e) 1, 2, 3, 4 e 5
Comentário:
Mais uma questão cobrando os requisitos que vimos na aula… Vamos listar eles aqui mais uma vez
a) tipo de ocupação, conforme estabelecido no Anexo A, por exemplo, residencial, comercial, industrial, educacional, etc.;
b) riscos específicos inerentes à ocupação;
c) construção, acabamento e revestimentos, por exemplo, alvenaria, concreto, metálico, madeira, parede construída sem argamassa (drywall) ou outros métodos construtivos;
d) dimensões da área total construída e de cada uma das edificações, altura de cada edificação, número de pavimentos, se há subsolos, garagens e outros detalhes, por exemplo, compartimentação vertical e/ou horizontal;
e) população fixa e/ou flutuante e suas características, por exemplo, crianças, idosos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, ou outras características;
f) característica de funcionamento, horários e turnos de trabalho, e os dias e horários fora do expediente;
g) acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida;
h) rotas de fuga e áreas de refúgio;
i) recursos humanos integrantes da equipe de emergência, por exemplo, brigada de emergências, bombeiros civis, grupos de apoio ou outros recursos humanos dedicados ao atendimento de emergências;
j) recursos materiais, sistemas e equipamentos existentes, por exemplo, extintores de incêndio, sistema de hidrantes, iluminação de emergência, escada para acesso à saída de emergência, portas corta-fogo, saídas de emergência, chuveiros automáticos, sistema de detecção e alarme de incêndio, sistema motogerador de incêndio ou outros sistemas e equipamentos;
k) localização e recursos externos, por exemplo, área urbana, área rural, características da vizinhança, distâncias de outras edificações e/ou riscos, tempo de resposta médio do corpo de bombeiros, do SAMU, defesa civil, policiais, remoção para os hospitais, existência de planos de auxílio mútuo ou outros recursos dedicados para atendimento de emergências.
Gabarito: alternativa “e”
5.NC UFPR – ITAIPU – 2015
Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta de risco, segundo a NBR 15.219.
a) Risco muito alto: planta com carga de incêndio acima de 1500 MJ/m².
b) Risco alto: planta com carga de incêndio acima de 1200 MJ/m².
c) Risco médio: planta com carga de incêndio entre 250 e 1200 MJ/m².
d) Risco baixo: planta com carga de incêndio de até 250 MJ/m².
e) Risco muito baixo: planta com carga de incêndio abaixo de 125 MJ/m²
Comentário:
Questão bem tranquila, vou apresentar aqui nossa tabela mais uma vez para vocês conferirem o gabarito
Risco | Carga de Incêndio (MJ/m²) |
---|---|
Baixo | Menor que 300 |
Médio | Entre 300 e 1200 |
Alto | Maior que 1200 |
Gabarito: alternativa “b”
6.IBFC – EBSERH – 2023
Assinale a alternativa que apresenta como é denominado o grupo organizado, formado por pessoas voluntárias ou indicadas, treinado e capacitado para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área, prevenção de acidentes e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na edificação, planta ou evento, conforme NBR 15.219/19.
a) brigada de emergência
b) brigadista de emergência
c) capacitação de emergência
d) coordenador de emergência
e) equipe de emergência
Comentário:
Conforme vimos na aula de hoje…
- Brigada de emergência: grupo organizado, formado por pessoas voluntárias ou indicadas, treinado e capacitado para atuar na prevenção e no combate a princípio de incêndio, abandono de área, prevenção de acidentes e primeiros socorros, em uma área preestabelecida na edificação, planta ou evento.
Gabarito: alternativa “a”