Atividades Insalubres – NR-15
Questões Comentadas
1. Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE- Prefeitura de Balneário Camboriú- 2023
Assinale a alternativa que indica corretamente a Norma Regulamentadora (NR) que estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres, gerando direito ao adicional de insalubridade aos trabalhadores. É composta de uma parte geral e anexos, que definem os Limites de Tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos, quando é possível quantificar a contaminação do ambiente, ou listando ou mencionando situações em que o trabalho é considerado insalubre qualitativamente.
a) NR 1
b) NR 2
c) NR 3
d) NR 14
e) NR 15
RESOLUÇÃO:
A NR-15 estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres. Ela é composta de uma parte geral e mantém 13 anexos, que definem os Limites de Tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos, quando é possível quantificar a contaminação do ambiente, ou listando ou mencionando situações em que o trabalho é considerado insalubre qualitativamente.
RESPOSTA: E
2. IBFC -MGS- Minas Gerais Administração e Serviços -2023
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a ______.
a) 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo
b) 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau máximo
c) 10% (dez por cento), para insalubridade de grau médio
d) 30% (trinta por cento), para insalubridade de grau máximo
RESOLUÇÃO:
a) CORRETA! Quando ocorrer insalubridade de grau máximo, o trabalhador receberá adicional de 40% sobre o salário-mínimo da região.
b) ERRADA! Em casos de graus MÉDIO, será um adicional de 20% sob o salário mínimo.
c) ERRADA! Constatado o Grau Mínimo o trabalhador receberá 10% de adicional sob o salário mínimo.
d) ERRADA! Não existe esse percentual para a insalubridade.
É importante decorar os graus e as porcentagens. Como vimos, cai em prova! Para decorar, lembre-se do seguinte esquema:
Máximo – Maior -40%
Médio- Meio – 20%
Mínimo – Menor- 10%
RESPOSTA: A
3. Instituto Consulplan- MPE-MG- 2023
Considere a realização de laudo de insalubridade de determinada secretaria de agricultura e pecuária municipal. Ao analisar o ambiente, constatou-se que o principal agente de risco registrado foi o biológico. No setor, os servidores ali presentes trabalham em contato permanente com carnes; glândulas; vísceras; sangue; ossos; couros; pelos; e, dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas. Uma semana após a inspeção, o profissional de segurança entregou o relatório preliminar que constatava que os colaboradores estavam sujeitos ao risco, fazendo jus ao adicional de insalubridade em grau mínimo – 10%. De acordo com as informações e, ainda, com o resultado preliminar, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas:
I. “Sendo um risco biológico, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa (risco médio ou máximo), o engenheiro de segurança do trabalho cometeu um grave equívoco.”
II. “Os servidores públicos municipais que trabalham no referido setor têm direito ao adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, fazendo jus ao adicional de insalubridade em grau médio igual a 20%, devido às condições de exposições levantadas de acordo com a NR-15.”
Assinale a alternativa correta:
a) A afirmativa I é falsa; a II é verdadeira.
b) A afirmativa I é verdadeira; a II é falsa.
c) As afirmativas I e II são verdadeiras; a II é uma justificativa correta da I.
d) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
RESOLUÇÃO:
I. (CORRETA) “Sendo um risco biológico, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa (risco médio ou máximo), o engenheiro de segurança do trabalho cometeu um grave equívoco.”
Sobre os agentes biológicos sabe-se que a caracterização é QUALITATIVA. O relatório preliminar do engenheiro não informa se ele considerou ou não qualitativamente. Porém, seu erro está no fato de considerar sobre o percentual para os colaboradores – grau mínimo (10%). Verificando a tabela fornecida nas nossas aulas, vemos que para agentes biológicos existe apenas graus médios (20%) e grau máximos (40%). Logo, o engenheiro cometeu um grave equívoco.
II. (ERRADA) “Os servidores públicos municipais que trabalham no referido setor têm direito ao adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, fazendo jus ao adicional de insalubridade em grau médio igual a 20%, devido às condições de exposições levantadas de acordo com a NR-15.”
O Trabalho ou operações, em contato permanente com:
Pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;
Carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);
Esgotos (galerias e tanques);
Lixo Urbano (coleta e industrialização).
Fornece um adicional de grau máximo (40%) de acordo com a NR 15, em seu anexo 14.
RESPOSTA: B
4. Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE- Prefeitura de Balneário Camboriú- 2023
Na vigilância em saúde do trabalhador “…operações ou atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites e tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos…” (Art. 189 da CLT), caracterizam a:
a) Periculosidade
b) Insalubridade
c) Penosidade
d) Nocividade
e) Culpabilidade.
RESOLUÇÃO:
A banca trouxe a letra da Lei, transcrevendo o Art.189 da CLT que define o que são atividades ou operações insalubres:
Art.189-Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
RESPOSTA: B
5. Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação – INQC- COMDEP – 2023
O engenheiro de segurança do trabalho, após avaliar os graus de insalubridade de alguns postos de trabalho da empresa, chegou à conclusão de que o único posto que apresentava insalubridade de grau máximo era o que o trabalhador ficava exposto ao agente:
a) Ruído
b) Calor
c) Amianto
d) radiações não ionizantes
RESOLUÇÃO:
Querido(a) Concurseiro(a), olhando para a questão talvez você não identifique logo de cara a alternativa correta. Porém, usando a tabela vista em nossas aulas é possível ir eliminando as alternativas. Veja:
a) (ERRADA) Ruído: de acordo com a tabela ele é de grau médio- 20%
b) (ERRADA) Calor: de acordo com a tabela ele é de grau médio- 20%
d) (ERRADA) Radiações não Ionizantes: de acordo com a tabela elas são de grau médio- 20%
O que nos resta então é a letra C. Que será a resposta da nossa questão.
Viu como é fácil? Não se espante! Tente sempre eliminar as alternativas pelo que você já conhece.
RESPOSTA: C
6. FCC- TRT18 – 2023
Para o exercício de trabalho em condições insalubres, de acordo com a NR 15, deve-se considerar que:
a) O adicional incidente sobre o salário-mínimo é de 20% para insalubridade de grau mínimo.
b) É dever das empresas requererem ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre.
c) O acréscimo salarial deverá ser cumulativo, no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade.
d) A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a manutenção do pagamento do adicional respectivo, pois é direito adquirido do trabalhador.
e) A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer com a utilização de equipamento de proteção individual, dentre outros.
RESOLUÇÃO:
Olha os adicionais mais uma vez aparecendo nas questões! Dessa vez, a questão vem trazendo outros dispositivos da NR 15. Vamos lá então….
a) (ERRADA) Como vimos: 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
b) (ERRADA) Não é dever da empresa, mas é facultativo a ela. Veja o que a NR 15 traz sobre o assunto:
15.5. É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre.
c) (ERRADA) Não poderá ser cumulativo, caso tenha mais de um fator de insalubridade deverá ser considerado o mais elevado para efeito de acréscimo salarial. Para nos ajudar a fundamentar isso a NR 15 apresenta o seguinte dispositivo:
15.3 . No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.
d) (ERRADA) A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.
e) (CORRETA) Lembra que a eliminação ou neutralização ocorrerá em dois casos? Vou te ajudar a relembrar aqui: 15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer: a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; b) com a utilização de equipamento de proteção individual.
RESPOSTA: E
7. Universidade Do Extremo Sul Catarinense- UNESC- Prefeitura De Criciúma- 2023
A aposentadoria especial é o benefício concedido aos trabalhadores que, devido às condições do exercício de suas profissões, tenham sido expostos a agentes nocivos. Posto isto, pode-se afirmar que os agentes nocivos podem ser expostos de duas formas, através da insalubridade e da periculosidade. A insalubridade é dividida em três agentes: físicos, químicos e biológicos. Dessa forma, é CORRETO afirmar que são exemplos de agentes biológicos o(s):
a) Hidrocarbonetos aromáticos.
b) Ruído acima do permitido.
c) Arsênio.
d) Frio excessivo.
e) Fungos.
RESOLUÇÃO:
Mais uma vez: Não se assuste com as alternativas! Procure sempre eliminar pelo que já conhece. Lembra dos agentes nocivos? Vamos revisar:
– Agente Físico: ruído, calor, pressão superior à atmosférica, radiações ionizantes e não ionizantes, frio e vibrações.
-Agente Químico: Exemplo: Fumos de cádmio, poeira mineral contendo sílica cristalina, gases, vapores, névoas e fumos.
-Agente Biológico: fungos, vírus, bactérias e príons.
Você concorda comigo que a única que classifica como agente biológico é a letra E? Simples né? Procure ser prático em suas provas.
RESPOSTA: E
8. Instituto Consulplan- ISGH- 2023
Entende-se por “limite de tolerância”, de acordo com a NR-15, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região equivalente a, EXCETO:
a) 10% para insalubridade de grau mínimo.
b) 20% para insalubridade de grau médio.
c) 40% para insalubridade de grau máximo.
d) No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, para efeito de acréscimo salarial, será realizada a percepção cumulativa.
RESOLUÇÃO:
Bem gente, essa questão é um pouco polêmica!
A banca pediu a questão ERRADA. Você poderá identificar, pelo que já vimos até aqui, que as letras a), b) e c) estão corretas. São os graus de insalubridade e as porcentagens para insalubridade que estão descritos em nossa tabela e na NR15.
Sobrando para a gente somente a letra d). Pois, como vimos, não poderá ser cumulativo mais de um fator de insalubridade; O problema aqui é que a banca forneceu a letra C como gabarito. Mas nós aqui do Direção Concursos , e agora você aluno(a), podemos identificar o erro da banca e o gabarito correto.
RESPOSTA:
GABARITO DA BANCA- C
GABARITO CORRETO- D
9. CESGRANRIO- Eletronuclear- 2022
O engenheiro de segurança do trabalho de uma usina nuclear, após avaliar um determinado posto de trabalho, informou ao departamento pessoal o adicional que deveria ser pago ao trabalhador.
Segundo os diplomas legais sobre segurança e saúde no trabalho, a correlação a ser observada é a de:
a) 10% para ruído
b) 20% para esgotos (galerias e tanques)
c) 20% para silicatos
d) 40% para radiação ionizante
e) 40% para amônia
RESOLUÇÃO:
Olha aquele tipo de questão que já falamos!
Vamos começar pelas eliminações:
a) (ERRADA) De acordo com a NR15, o ruído é um risco físico e terá percentual de insalubridade de 20%.
b) (ERRADA) A NR 15 fornece um adicional de grau máximo (40%), em seu anexo 14, o Trabalho ou operações, em contato permanente com:
* Pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;
* Carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);
* Esgotos (galerias e tanques);
* Lixo Urbano (coleta e industrialização).
c) (ERRADA) Silicatos são poeiras minerais como o asbesto. Entende-se por “asbesto”, também denominado amianto, a forma fibrosa dos silicatos. Tudo isso será tratado no anexo nº12 da NR15. Vimos que nas poeiras minerais o percentual é de 40%.
d) (CORRETA) Seguindo nossa tabela radiações ionizantes é um risco físico com percentual de do adicional de insalubridade de 40%.
e) (ERRADA) A amônia é um agente químico com limite de tolerância estabelecido pelo Quadro nº1 da NR15 e que tem grau médio para Insalubridade.
Mas calma, você não precisa saber de todos os agentes e seus graus de insalubridade. Mas você pode sempre identificar o que já conhece.
RESPOSTA: D
10. UFPE- Universidade Federal de Pernambuco- 2022
Quanto à eliminação ou a neutralização da insalubridade, segundo a NR 15, analise as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.
a) A eliminação ou a neutralização da insalubridade não é suficiente para determinar a cessação do pagamento do adicional respectivo.
b) A eliminação ou a neutralização da insalubridade deverá ocorrer com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância e com a utilização de equipamento de proteção individual.
c) Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido à exposição dos empregados à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.
d) A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
e) É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre.
RESOLUÇÃO:
Cuidado, a banca pede a INCORRETA. Às vezes parece algo repetitivo, mas muita gente vai lendo as questões e esquece que ele pede a ERRADA. Então vamos lá:
a) (ERRADA) A eliminação ou neutralização da insalubridade é SUFICIENTE para determinar a cessação do pagamento do adicional respectivo.
b) (CORRETA) A banca copiou o texto da norma: 15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer: a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
c) (CORRETA) Novamente a banca usou a letra da Lei: 15.4.1.1 Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.
d) (CORRETA) Ainda Sobre a NR 15: 15.4.1.2 A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
e) (CORRETA) Como já vimos: 15.5 É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre.
Gente, atenção!!!
Ler a lei seca é MUITO importante. Coloque sempre ela em seus momentos de revisão! Você pode encontrar a NR 15 no site do Gov.br.
RESPOSTA: A
11. Instituto AOCP- CGE-MS- 2022
Um auditor foi verificar se um Programa de Gerenciamento de Riscos possui um limite de tolerância para um determinado produto químico, visando à prevenção. Ele constatou que o produto não possui limite de tolerância estabelecido na Norma Regulamentadora NR15. Nesse caso, deve ser utilizado como referência o limite previsto pela:
a) American Conference of Governmental Industrial Higyenists – ACGIH.
b) Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
c) Secretaria de Previdência e Trabalho.
d) Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais – ABHO.
e) Secretaria do Trabalho.
RESOLUÇÃO:
A ACGIH – Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais (American Conference of Governmental Industrial Hygienists) é uma organização científica beneficente que promove a saúde ocupacional e ambiental, há mais de 80 anos. Através dela será obtido referência de parâmetros para limites de tolerância e que serão adotados nos anexos da NR15.
RESPOSTA: A
12. Instituto AOCP- PMGO- 2022
Limite de Tolerância é a concentração ou intensidade máxima ou mínima relacionada à natureza e ao tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador durante sua vida laboral. A exposição a agentes químicos é tratada pela Norma Regulamentadora
a) NR-5.
b) NR-8.
c) NR-15.
d) NR-21.
e) NR-30.
RESOLUÇÃO:
Como vimos ao longo da nossa aula: A NR 15 trata sobre os limites de tolerância dos agentes químicos que causam danos à saúde do trabalhador.
RESPOSTA: C
13. SELECON- Prefeitura de São Gonçalo- 2022
Após perícia técnica de insalubridade realizada em uma prefeitura municipal, o perito (Engenheiro de Segurança do Trabalho), estabeleceu, no seu laudo, o pagamento ao trabalhador do adicional de insalubridade de grau máximo (40% sobre o salário mínimo). Nesse caso, o agente gerador da insalubridade foi a:
a) radiação ionizante
b) temperatura extrema (frio)
c) umidade
d) vibração
RESOLUÇÃO:
O perito estabeleceu grau máximo em seu laudo. De acordo com nossas aulas:
a) radiação ionizante: Agente Físico- 40% para insalubridade de grau máximo.
b) temperatura extrema (frio): Agente Físico- 20% para insalubridade de grau médio.
c) Umidade: Agente não ambiental-20% para insalubridade de grau médio.
d) Vibração: Agente Físico – 20% para insalubridade de grau médio.
RESPOSTA: A
14. IBFC- EBSERH- 2022
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. Entende por “limite de tolerância”, à luz da NR 15 _________.
- a concentração ou intensidade máxima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral
- a concentração ou intensidade mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
- a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
- a concentração ou intensidade inadequada, relacionada com a natureza do agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
- a concentração ou intensidade inadequada, relacionada com o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral
RESOLUÇÃO:
Lembra do MÁXIMO OU MÍNIMO que mencionei em nossas aulas?
Aqui ele será bem importante!!!!
a) (ERRADA) A questão fala apenas da intensidade máxima.
b) (ERRADA) A alternativa expressa apenas as concentrações ou intensidade mínimas. O que não é nosso caso.
c) (CERTA) Como a questão pede à luz da NR 15, então vamos na letra da lei: 15.1.5 Entende-se por “Limite de Tolerância”, para os fins desta Norma, A CONCENTRAÇÃO OU INTENSIDADE MÁXIMA OU MÍNIMA, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
d) (ERRADA) Não existe nada na norma sobre a concentração ou intensidade inadequada. E a norma expressa que é relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente
e) (ERRADA) Não existe nada na norma sobre a concentração ou intensidade inadequada.
RESPOSTA: C
15. IBADE- Prefeitura de Costa Marques-2022
São considerados agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão. Assinale a alternativa que possua um agente de risco químico.
a) Radiação
b) Vírus
c) Pressões anormais
d) Poeiras
e) Temperaturas extremas
RESOLUÇÃO:
Como vimos em nossas aulas, o único agente químico está na letra D:
a) Agente Físico
b) Agente Biológico
c) Agente Físico
d) Agente Químico
e) Agente Físico
RESPOSTA: D
16. CESGRANRIO- Eletronuclear-2022
Segundo a NR 15, das atividades e operações consideradas insalubres, a única que apresenta insalubridade de grau máximo é a(o)
a) Vibração
b) Radiação Não Ionizante
c) Calor
d) Ruído
e) Lixo Urbano (coleta e industrialização)
RESOLUÇÃO:
Como vimos em nossas aulas, o único risco que apresenta grau máximo é o lixo urbano (coleta e industrialização:
a) Vibração- Agente Físico- 20%
b) Radiação Não Ionizante- Agente Físico- 20%
c) Calor-Agente Físico-20%
d) Ruído – Agente Físico-20%
e) Lixo Urbano (coleta e industrialização) – Agente Biológico-40%
RESPOSTA: E
17. CESPE- PGDF-2022
É vedada a cumulação dos adicionais de insalubridade e de periculosidade, ainda que decorrentes de fatos geradores distintos e autônomos.
RESOLUÇÃO:
A questão está correta. De acordo com NR 15 :
15.3 No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.
RESPOSTA: Certo
18. FCC- TRT4-2022
Segundo as disposições da NR-15, um empregado recebe adicional de insalubridade em grau máximo porque executa trabalho que o expõe
a) a vibrações consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho.
b) a contato permanente com pacientes em ambulatórios fazendo manuseio de objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados.
c) à umidade considerada insalubre em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho.
d) a contato permanente com objetos de uso de pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, não previamente esterilizados.
e) a radiações não ionizantes consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho.
RESOLUÇÃO:
Mais uma vez nossa tabelinha em ação!
Já viu como ela é importante?
Então, salva ela!
a) (ERRADA) Vibrações são caracterizadas através de laudo de inspeção no local de trabalho, mas são de grau médio.
b) (ERRADO) Cuidado nessa alternativa!!!! Como vimos grau máximo para agentes biológicos são: PACIENTES EM ISOLAMENTO por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;
c) (ERRADO) A umidade é qualitativa de grau médio
d) (CORRETO) Mais uma vez atenção para não confundir: o agente biológico de grau máximo é para pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, BEM COMO OBJETOS DE SEU USO, não previamente esterilizados.
e) (ERRADO) Radiação Não Ionizantes são consideradas de grau médio.
RESPOSTA: LETRA D
19. FUNPAR NC UFPR- Prefeitura de Almirante Tamandaré-2022
De acordo com o disposto na NR-15, são consideradas atividades ou operações insalubres as que se desenvolvem com exposição acima dos limites de tolerância a:
a) vibrações.
b) radiações ionizantes.
c) Agentes biológicos.
d) Umidade.
e) frio.
RESOLUÇÃO:
Muito cuidado com questões assim!
A exposição acima dos limites de tolerância é caracterizada nas avaliações quantitativas. As vibrações são avaliações quantitativas, mas não há limites de tolerância. Nos casos de Umidade, Frio e Agentes Biológicos a avaliação é qualitativa, não havendo limites de tolerância. No caso da letra B, sabemos que as radiações ionizantes são quantitativas e com limites de tolerância para a exposição do trabalhador.
RESPOSTA: LETRA B
20. UFMG- UFMG-2022
De acordo com a NR-15, as atividades e operações insalubres acima dos limites de tolerância no exercício do trabalho, desde que comprovadas através de laudo de inspeção, asseguram ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário mínimo.
Considerando que o valor do salário-mínimo da região é de R$ 1.212,00, é CORRETO afirmar que os valores pagos aos trabalhadores para insalubridade de grau mínimo, médio e máximo serão, respectivamente, de:
a) R$ 121,20, R$ 242,40 e R$ 484,80.
b) R$ 60,60, R$ 121,20 e R$ 242,40.
c) R$ 121,20, R$ 363,60 e R$ 484,80.
d) R$ 121,20, R$ 242,40 e R$ 363,60.
RESOLUÇÃO:
Grau mínimo – 10%
Grau Médio – 20%
Grau Máximo – 40%
RESPOSTA: A
21. Unioste- CONSAMU-2022
No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial. Assinale a alternativa CORRETA.
a) Permitida a acumulação que não ultrapasse o limite de 40%.
b) Permitida qualquer acumulação.
c) Permitida a acumulação que não ultrapasse o limite de 30%.
d) Vedada a percepção cumulativa.
e) Permitida a acumulação que não ultrapasse o limite de 20%.
RESOLUÇÃO:
De acordo com NR 15:
15.3. No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.
RESPOSTA: D
22. Instituto AOCP- EMBASA-2022
Um trabalhador realiza trabalhos em contato permanente com esgoto (galerias e tanques) e umidade em uma estação de tratamento de esgoto. Por meio de laudo, foi constatado que sua condição de trabalho é insalubre, conforme a NR-15. Considerando essas informações, é correto afirmar que
a) a insalubridade é decorrente do tempo de exposição, ou seja, o trabalhador fica exposto durante 8 horas ininterruptas aos agentes de risco.
b) a insalubridade a ser caracterizada é a de grau máximo.
c) a insalubridade a ser caracterizada é a de grau médio.
d) a insalubridade a ser caracterizada é a de grau mínimo.
e) essa condição de trabalho insalubre deve ser caracterizada mediante uma avaliação quantitativa que compare a exposição aos limites de tolerância estabelecidos na NR-15.
RESOLUÇÃO:
CUIDADO!!!!!!
A questão se refere ao contato permanente com esgoto (galerias e tanques) e a UMIDADE em uma estação de tratamento de esgoto.
Lembra-se que se você for analisar só a umidade errará a questão. Pois, umidade é um agente insalubre de grau médio. Já o contato permanente com esgoto (galerias e tanques) é de grau máximo. E como não podemos acumular, vamos olhar para o de MAIOR grau.
RESPOSTA: B
23. Unioeste-Prefeitura de São Miguel do Iguaçu-2022
A NR15 estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres, gerando seu direito adicional de insalubridade aos trabalhadores. Nesse contexto, é CORRETO afirmar:
a) São atividades que expõem os trabalhadores a agentes nocivos à saúde, acima dos limites legais permitidos.
b) São atividades de baixo risco à saúde do trabalhador, em que não são necessários EPIs.
c) A NB 15 não fala sobre condições insalubres.
d) São atividades raramente exercidas por isso pouco valorizadas, com baixo risco ao trabalhador.
RESOLUÇÃO:
De acordo com a CLT, em seu art.189, é gerado adicional de insalubridade a atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
RESPOSTA: A
24. CEFETMINAS-IFBA-2022
De acordo com a Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Atividades e operações insalubres -, é correto afirmar que
a) o exercício de trabalho em condições de insalubridade, onde há incidência de mais de um fator de insalubridade, será considerada, para efeito de acréscimo salarial, a percepção cumulativa de todos os fatores de insalubridade incidentes no respectivo ambiente de trabalho.
b) O “limite de tolerância” é definido pela concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral.
c) O exercício de trabalho em condições de insalubridade de grau mínimo assegura ao trabalhador a percepção de adicional correspondente a 5% incidentes sobre o salário mínimo vigente.
d) As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 100 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente.
e) A percepção de adicional salarial ao trabalhador que exerce suas funções em condições de insalubridade é garantida mesmo após a eliminação ou neutralização da insalubridade.
RESOLUÇÃO:
a) (ERRADA) É PROIBIDA a percepção cumulativa de mais de um fator de insalubridade.
b) (CORRETA) A definição correta encontrada na NR 15.
c) (ERRADA) Sabemos que o Grau Mínimo é o percentual de 10% sob o salário mínimo da região.
d) (ERRADA) Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.
e) (ERRADO) A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.
RESPOSTA: B
25. CEFETMINAS-Prefeitura de Timóteo-2022
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a respeito das atividades e das operações insalubres conforme a Norma Regulamentadora 15 (NR 15).
( ) A eliminação ou a neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.
( ) No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, o trabalhador receberá o acréscimo salarial acumulado, correspondente ao somatório dos adicionais devidos.
( ) A eliminação ou a neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
( ) O exercício do trabalho em condições de insalubridade de grau médio assegura ao trabalhador a percepção de adicional equivalente a 15% (quinze por cento), incidente sobre a sua remuneração.
( ) Entende-se como “limite de Tolerância” a concentração ou a intensidade máxima ou mínima, relacionado com a natureza e o tempo de exposição ao agente que não causará dano à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
a) F, F, F, V, V.
b) V, F, V, F, V.
c) F, V, F, V, F.
d) V, V, V, F, F.
RESOLUÇÃO:
(VERDADEIRO) Como vimos na nossa aula, a NR 15 determina que a eliminação ou a neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.
(FALSO) No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, o trabalhador NÃO PODERÁ receber o acréscimo salarial acumulado.
(VERDADEIRO) A eliminação ou a neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
(FALSO) Como vimos grau médio corresponde a 20% de adicional incidente sobre o SALÁRIO-MÍNIMO DA REGIÃO.
(VERDADEIRO) Entende-se como “limite de Tolerância” a concentração ou a intensidade máxima ou mínima, relacionado com a natureza e o tempo de exposição ao agente que não causará dano à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral.
RESPOSTA: B
26. CEPERJ-ALEMA-2022
Algumas atividades laborais são consideradas insalubres, seja pelo fato de serem realizadas acima dos limites de tolerância, de acordo com legislações e regulamentos, comprovadas por laudos de inspeção do local de trabalho ou atividades mencionadas nos anexos da NR15. O exercício do trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador um adicional incidente sobre o salário-mínimo da região, de 10%, 20% ou 40% dependendo de sua classificação em grau mínimo, médio e máximo, respectivamente. Considerando insalubridade por agentes biológicos, os trabalhos em contato permanente que caracterizam insalubridade em grau máximo são:
a) trabalho em laboratórios de análises clínicas e histopatologia e gabinetes de autópsias.
b) serviços de emergência e postos de vacinação.
c) trabalho em esgotos (galerias e tanques) e lixo urbano (coleta e industrialização).
d) trabalho em cemitérios (exumação de corpos) e com resíduos de animais deteriorados.
RESOLUÇÃO:
A NR 15 fornece um adicional de grau máximo (40%), em seu anexo 14, o Trabalho ou operações, em contato permanente com:
Pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;
Carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);
Esgotos (galerias e tanques);
Lixo Urbano (coleta e industrialização).
RESPOSTA: C
27. FUMARC-TRT3-2022
Um operário trabalhou por cinco anos na Empresa Metalúrgica Alfa, exercendo as funções de mecânico de máquinas. Durante o contrato, nunca utilizou equipamentos de proteção individual (EPI). Em seu ambiente de trabalho, esse operário esteve submetido a agentes físicos (ruídos acima dos limites de tolerância estabelecidos pelas normas próprias) e químicos (manuseio de graxas e óleos minerais sem a devida proteção) nocivos à saúde.
Nessa situação, conforme regras contidas na Consolidação das Leis do Trabalho, esse operário poderá pleitear em Juízo, após a realização de prova pericial técnica, o pagamento de adicional de:
a) Insalubridade, no percentual de 10%, 20% ou 40% do salário-mínimo.
b) Insalubridade, no percentual de 10%, 30% ou 40% do salário contratual.
c) Penosidade, no percentual de 30% do salário contratual.
d) Periculosidade, no percentual 10%, 20% ou 40% do salário-mínimo.
e) Periculosidade, no percentual de 30% sobre o salário contratual.
RESOLUÇÃO:
Devido ao contato do trabalhador com atividades ou operações insalubres e a falta de uso dos equipamentos de proteção individual, o mesmo estará exposto a agentes químicos e físicos nocivos à sua saúde. Agentes químicos tem percentual de 10%,20% e 40% dependendo do agente químico. Já os agentes físicos, como ruído, tem percentual de 20% sobre o salário mínimo da região.
RESPOSTA: A
28 CESPE/CEBRASPE-DPDF-2022
Qualquer trabalhador que ficar exposto a situações insalubres de grau médio e de grau mínimo na obra fará jus ao recebimento de adicional sobre o seu salário, cumulativo em função da insalubridade de graus diferentes.
RESOLUÇÃO:
A questão está ERRADA. Como vimos na NR 15, no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.
RESPOSTA: Errado
29. AMEOSC-Prefeitura de Santa Helena-2022
Em relação aos riscos ambientais existentes nos ambientes de trabalho que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador, analise as afirmativas abaixo:
I.O ruído é consiste em um som capaz de causar uma sensação indesejável e desagradável para o trabalhador, quando acima da intensidade, conforme legislação específica, podem causar inúmeros danos à saúde do trabalhador. É considerado risco do tipo físico.
II. Os agentes biológicos são substâncias compostas ou produtos que podem penetrar no organismo humano pela via respiratória ou que pela natureza da atividade de exposição possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo humano através da pele ou por ingestão.
III. Os agentes químicos são microrganismos presentes no ambiente de trabalho que podem penetrar no organismo humano pelas vias respiratórias através da pele ou por ingestão.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III.
d) I e III, apenas.
RESOLUÇÃO:
I (CORRETA) A questão traz a definição da palavra ruído: um ou conjunto de sons, com frequências desagradáveis ao ouvido, causado por queda, choque, pancada, barulho, estrondo, estrépito e outros. Como vimos, o ruído é um risco tipo físico.
II (ERRADA) Agente Biológico são microrganismos, parasitas ou materiais originados de organismos que, em função da sua natureza e do tipo de exposição, são capazes de acarretar lesão ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplo: fungos, vírus, bactérias e príons.
III (ERRADA) Agente Químico: Substância química, por si só ou em misturas, quer seja em seu estado natural, utilizada ou gerada no local de trabalho, que em função da natureza, concentração e exposição é capaz de causar lesões ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplo: Fumos de cádmio, poeira mineral contendo sílica cristalina, gases, vapores, névoas e fumos.
RESPOSTA: A
30. IBFC-EBSERH-2022
O exercício de trabalho em condições de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente à _______ para insalubridade de grau máximo. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
a) 30%
b) 50%
c) 40%
d) 20%
e) 25%
RESOLUÇÃO:
Como vimos, a Insalubridade de grau máximo tem percentual de 40% do salário-mínimo.
RESPOSTA: C
31. Instituto AOCP-ITEP-2021
Assinale a alternativa que representa alguns dos agentes ambientais que possuem limites de tolerância definidos pela NR-15, cujo percentual de adicional de insalubridade, conforme a NR-15, é de 20%.
a) Ruído contínuo ou intermitente, ruído de impacto e calor.
b) Umidade, calor e radiação ionizante.
c) Ruído contínuo ou intermitente, calor e poeiras minerais.
d) Frio, calor e poeiras minerais.
e) Ruído de impacto e poeiras minerais.
RESOLUÇÃO:
a) (CORRETA)Tanto o ruído contínuo ou intermitente quanto o de impacto são de grau médio (20%). O mesmo para o calor.
b) (ERRADO) Radiações Ionizantes são de grau máximo (40%)
c) (ERRADO) Poeiras Minerais são de grau máximo (40%)
d) (ERRADO) Frio e calor são de grau médio. Poeiras Minerais são de grau máximo (40%)
e) (ERRADO) Ruído de impacto é de grau médio. Poeiras Minerais são de grau máximo (40%)
RESPOSTA: A
32. GUALIMP- Prefeitura de Guarapari-2021
Enquanto a ______________ coloca em risco a saúde do trabalhador, afetando-a continuamente enquanto não for eliminada ou neutralizada, a _______________ põe em risco a vida do trabalhador, podendo, repentinamente, atingi-lo de forma violenta, levando-o à incapacidade, à invalidez permanente ou até mesmo à morte.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, a lacuna do texto:
- Periculosidade / Insalubridade.
- Insalubridade / Periculosidade.
- Periculosidade / Morbidade.
- Morbidade / Insalubridade.
RESOLUÇÃO:
Atividades Insalubres não podem ser confundidas com Atividade Periculosas.
A primeira refere-se ao risco acentuado do trabalho em relação à saúde do trabalhador.
A segunda fala sobre o risco de vida que esse trabalhador estará exposto.
RESPOSTA: B
33. Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro- CEPUERJ- UERJ-2021
O agente físico é qualquer forma de energia que, em função de sua natureza, intensidade e exposição, é capaz de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador. Um exemplo desse tipo de agente é:
a) radiações não ionizantes
b) névoas de ácido sulfúrico
c) fungo Coccidioides immitis
d) poeira mineral contendo sílica cristalina
RESOLUÇÃO:
Agente físico: Qualquer forma de Energia que em função da natureza, intensidade e exposição, é capaz de causar lesões ou agravo à saúde do trabalhador. Exemplos: ruído, calor, pressão superior à atmosférica, radiações ionizantes e não ionizantes, frio e vibrações.
RESPOSTA: A
34. SELECON- AMAZUL-2021
Em uma determinada empresa, o engenheiro de segurança do trabalho, após avaliar a insalubridade do posto de trabalho de um grupo de trabalhadores, informou ao RH o adicional a ser pago. Segundo a NR 15 (Atividades e Operações Insalubres), a correta correlação ao adicional a ser pago é o de:
a) 10% – calor
b) 20% – radiações ionizantes
c) 20% – esgotos (galerias e tanques)
d) 40% – ar comprimido
RESOLUÇÃO:
Trabalhos sob ar comprimido são os efetuados em ambientes onde o trabalhador é obrigado a suportar pressões maiores que a atmosférica. Como vimos, pressões superiores a atmosférica são riscos físicos de grau máximo (40%).
RESPOSTA: D